Processo de Homologação de Apps - Nuvemshop
O que é uma homologação de app?
A homologação é o processo de validação e certificação de um aplicativo dentro do ecossistema Nuvemshop.
Esse processo assegura que o app atende aos critérios técnicos e funcionais esperados, garantindo uma integração eficiente e segura.
Dependendo do tipo de aplicativo desenvolvido, a homologação poderá caminhar de formas diferentes, sendo:
- Homologação Assíncrona: Neste processo, deverá ser enviado todos os artefatos para análise e nossa equipe realizará testes para validação.
- Homologação Síncrona: Este cenário se aplica a aplicativos que lidam com dados sensíveis, como ERP, pagamentos e logística, nos quais é necessário realizar a validação de forma conjunta. Nesses casos, nossa equipe agendará uma reunião com o solicitante da homologação para acompanhar e validar o aplicativo com base na checklist definida..
Visibilidade e Próximos Passos
Caso sejam encontradas divergências, dificuldades ou algo que impossibilite nossa equipe de prosseguir com a homologação, entraremos em contato dentro de sua solicitação.
Homologação assíncrona
- Em homologações assíncronas, assim que enviado todos os artefatos, a equipe realizará a análise dos insumos e os testes necessários.
- Caso todos os critérios sejam atendidos, o app seguirá para a etapa de publicação, e você receberá maiores informações para acompanhamento.
- Caso sejam identificadas pendências nos testes realizados com base no artefato enviado, forneceremos uma devolutiva listando cada ponto a ser ajustado.
- Após a realização dos ajustes, o parceiro deve retornar pelo mesmo local com as evidências, para que possamos revalidar os cenários.
- Esse ciclo se repetirá até que todos os ajustes necessários sejam concluídos, assegurando a qualidade do app antes da publicação.
Homologação síncrona
- Através da sua solicitação de homologação, nossa equipe estará disponível para suporte e esclarecimento de dúvidas a qualquer momento e principalmente antes da realização da reunião.
- Durante a reunião de homologação, validaremos todos os pontos da checklist*, garantindo um processo mais robusto e completo.
- Se a checklist for validada e não houver ajustes ao final da reunião, o app seguirá para a etapa de publicação na App Store.
- Caso sejam necessários ajustes, eles serão registrados na checklist e poderão ser acessados pelo parceiro na aba Action Plan.
- Após a implementação dos ajustes, uma nova reunião será agendada para validar os pontos pendentes da reunião anterior.
- Esse processo será repetido até que todos os pontos tenham sido concluídos, permitindo que o app siga para publicação na App Store.
Nestes casos de homologações síncronas, será disponibilizado um link para que agende a reunião.
Checklist = documento contendo os escopos e processos obrigatórios, que serão utilizados como guia no momento da homologação.